Olá, faça seu login
ou cadastre-se

Olá,

Meus
Pedidos

Olá, faça seu login
ou cadastre-se

Olá,

Meus
Pedidos

Ludodiagnóstico: da natureza à clínica infantil on-line

SKU 004482
Ludodiagnóstico: da natureza à clínica infantil on-line

Ludodiagnóstico: da natureza à clínica infantil on-line

SKU 004482
  • Tema: Psicoterapia/Psicodiagnóstico
  • ISBN: 978-65-8991-480-8
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano: 2022
  • Tamanho: 16 x 23 cm
  • Páginas: 460
R$ 191,00
Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?

O livro Ludodiagnóstico: da natureza à clínica infantil on-line está dividido em três partes: na primeira parte, após a apresentação das definições e o delineamento do que é o lúdico, com seus instrumentos e materiais, os autores apresentam as principais ideias filosóficas atuais, as influências culturais do brincar e as competências do brincar livre na natureza, na família e nas brinquedotecas. A segunda parte traz profissionais de educação, medicina, fonoaudiologia e saúde que utilizam o lúdico em seu atendimento clínico e diagnóstico.

Na terceira parte, após fornecer os fundamentos clínicos sobre a representação infantil e o conceito de imagem mental para análise do diagnóstico prático da interação lúdica, apresenta-se a fundamentação teórico-técnica psicanalítica winicottianna. A obra termina apresentando e refletindo sobre o atendimento clínico lúdico presencial e on-line abordando temas atuais, como o luto infantil e o uso de drogas na infância, discutindo, por meio de casos clínicos, a problemática da criança que não brinca. O estudioso sobre o lúdico infantil encontrará em todas as partes do livro sugestões sobre os materiais, bem como capítulos com fundamentações de indicadores para a análise do lúdico na criança e no adolescente.

Rosa Maria Lopes Affonso

PREFÁCIO (pág. 11)

APRESENTAÇÃO (pág. 15)

PARTE 1 - O LÚDICO NA NATUREZA, EDUCAÇÃO E CULTURA (pág. 16)

1. BRINCAR, BRINQUEDO E BRINCADEIRA (pág. 17)

Rosa Maria Lopes Affonso

 

2. IDEIAS DE JOHN DEWEY SOBRE BRINQUEDOS NA ESCOLA (pág. 45)

Marcos Antônio Lorieri

 

3. O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS POR MEIO DO BRINCAR EM CONTACTO COM A NATUREZA (pág. 59)

Mário Fortes Santos

.

4. BRINCAR: TÃO CLARO PARA AS CRIANÇAS, TÃO ESQUECIDO PELOS ADULTOS (pág. 77)

Ana Margarida Real Lourenço

 

05. BRINCAR EM FAMÍLIA: ATIVIDADE LÚDICA E ENVOLVIMENTO PARENTAL (pág. 91)

Anabela Fonseca Reis

 

06. O BRINCAR E O BRINQUEDO NA CULTURA, NO DESENVOLVIMENTO E NA FORMAÇÃO HUMANA (pág. 111)

Elaine T. Dal Mas Dias

Lucia Maria G. Barbosa

 

7. BRINQUEDOTECAS: CONCEITO E MODALIDADES (pág. 131)

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

Sônia Aparecida Reis de Oliveira

 

PARTE 2 - O LÚDICO UTILIZADO POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA (pág. 160)

8. O USO DO BRINCAR NA PEDIATRIA: O HIGHLIGHT DA CONSULTA PEDIÁTRICA (pág. 161)

Fernanda Pilate Kardosh

Fernando Lamano Ferreira

 

9. BRINQUEDOS E JOGOS: BOAS ESCOLHAS PARA A PSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO (pág. 169)

Roselene Crepaldi

Angela Renso Madeira

Marcia Alves Simões Dantas

 

10. O BRINQUEDO E A AVALIAÇÃO AUDITIVA INFANTIL (pág. 185)

Maria Fernanda Gentil Costa

 

11. JOGO DE AREIA PSICOPEDAGÓGICO: UMA TÉCNICA LÚDICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM UMA INTERFACE COM A FONOAUDIOLOGIA (pág. 203)

Márcia Alves Simões Dantas

Maria Teresa Messeder Andion

 

12. BRINCAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL: A PANDEMIA DA COVID-19 (pág. 231)

Rosa Maria Lopes Affonso

Thais Teixeira

 

13. DIAGNÓSTICO DO BRINCAR LIVRE: INDICADORES DE AVALIAÇÃO COGNITIVA (pág. 257)

Rosa Maria Lopes Affonso

 

PARTE 3 - O LÚDICO NA CLÍNICA PSICOLÓGICA (pág. 280)

14. IMAGEM MENTAL, CONHECIMENTO E JOGO (pág. 281)

Adrian Oscar Dongo Montoya

 

15. BRINCAR E DESENHAR: A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO POTENCIAL (pág. 299)

Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

 

16. LUDODIAGNÓSTICO OU TÉCNICA LÚDICA ON-LINE COMPARTILHADA (pág. 315)

Rosa Maria Lopes Affonso

 

17. ATENDIMENTO ON-LINE A CRIANÇAS: A URGÊNCIA DE NOVOS OLHARES PARA APRÁTICA CLÍNICA  INFANTIL (pág. 335)

Hilda Rosa Capelão Avoglia

Helena Rinaldi Rosa

Marlene Alves da Silva

.
18. A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA MAIS: ÉPOCA EM QUE SOBRAM EMOÇÕES E FALTAM PALAVRAS (pág. 351)

Maria Salete Arenales-Loli

 

19. LUDODIAGNÓSTICO E AS CENAS LÚDICAS (pág. 371)

Rosa Maria Lopes Affonso

.

20. LUDODIAGNÓSTICO E LUDOTERAPIA: ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PLATAFORMAS ON-LINE (pág. 403)

Maria Salete Lopes Legname de Paulo

 

21. LUTO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DA CLÍNICA PSICOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA (pág. 423)

Thais Teixeira

Maria Helena Pereira Franco

 

22. LUDODIAGNÓSTICO E O USO DE DROGAS NA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO (pág. 435)

Rosa Maria Lopes Affonso

Simone Canola Araujo

Fernanda Ferreira Guedes

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Compre por marcas

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca