Olá, faça seu login
ou cadastre-se

Olá,

Meus
Pedidos

Olá, faça seu login
ou cadastre-se

Olá,

Meus
Pedidos

POPI - Programa de Orientação Profissional Intensivo

SKU 001311
POPI - Programa de Orientação Profissional Intensivo

POPI - Programa de Orientação Profissional Intensivo

SKU 001311
  • Tema: Orientação Profissional
  • ISBN: 85-7585-125-X
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano: 2005
  • Tamanho: 14 x 21 cm
  • Páginas: 204
R$ 82,00
Consulte frete e prazo de entrega

Não sabe o CEP?

O POPI tem como objetivo principal divulgar esse método alternativo de trabalhar a questão da escolha profissional, realizando um processo de orientação profissional, de forma intensiva em forma de retiro. Assim, as etapas de orientação profissional, que normalmente levam dois meses, são realizadas em um único fim de semana e com um número maior de participantes (aproximadamente 50 participantes). 
 

O processo de OP realizado na forma de retiro supre os espaços necessários para os jovens, pois lhes fornece um espaço organizado (módulos) e espaço livre para trocar experiências e conversar sobre seus dilemas evolutivos. Esse processo envolve, ainda, a participação dos pais e familiares, uma vez que a escolha da profissão inclui as expectativas e possibilidades do universo familiar.

O livro contém técnicas de orientação profissional: as técnicas
são explicadas individualmente e divididas em:
- Técnicas de apresentação.
- Técnicas de autoconhecimento.
- Técnicas sobre a influência da familia.
- Técnicas de informação profissional.
- Técnicas para trabalhar a ansiedade no vestibular e novas
interfaces em OP.

Álvaro Cielo Mahl

Dulce Helena Penna Soares

Eliseu de Oliveira Neto

Prefácio (pág. 9)

Parte 1 (pág. 11)

Como surgiu o POPI (pág. 11)

1. A origem do POPI (pág. 13)

 

2. POPI: uma nova alternativa (pág. 17)

2.1. O adolescente na escolha profissional (pág. 18)

2.2. Importância do grupo no processo de OP (pág. 21)

2.3. Dispersão de energia psíquica (pág. 22)

2.4. Urgência da escolha (pág. 24)

2.5. Ansiedade e expectativa dos pais (pág. 26)

2.6. POPI: relato de uma experiência (pág. 27)

2.7. Por que um processo intensivo? (pág. 32)

2.8. Por que realizar na forma de retiro? (pág. 34)

2.9. Trabalhando com os pais: integrando a família (pág. 35)

2.10. Considerações finais (pág. 37)
 

3. Reunião de pais no POPI: um encontro entre pais e filhos (pág. 41_

3.1. Reunião de apresentação do programa (pág. 44)

3.2. Reunião de encerramento do programa (pág. 45)

3.3. Relato de experiência no POPI II (pág. 47)

3.4. O encontro final de pais e filhos (pág. 48)

 

4. Escolher na adolescência (pág. 51)

4.1. Adolescência: uma etapa evolutiva (pág. 51)

4.2. Origem da hebeatria (pág. 52)

4.3. Quem sabe o que é ser adolescente? (pág. 56)

4.4. Mudanças biológicas na adolescência (pág. 58)

4.5. Mudanças psíquicas (pág. 60)

4.6. O adolescente e a mídia (pág. 68)

4.7. O século da adolescência: os jovens de hoje ainda querem abandonar a adolescência? (pág. 69)

4.8. O século narcisista (pág. 71)

4.9. Escolha na adolescência e o papel do orientador (pág. 75)

 

5. As técnicas (pág. 77)

5.1. Técnicas de apresentação (pág. 78)

5.1.1. Medos e desejos (pág. 79)

5.1.2. Meu melhor (pág. 81)

5.1.3. Emoção em cor (pág. 82)

 

5.2. Técnicas de autoconhecimento (pág. 84)

5.2.1. Casa dos profissionais (pág. 84)

5.2.2. Como sou visto(pág. 88)

5.2.3. Presente alegre (pág. 90)

5.2.4. Colagem ou cartaz (pág. 93)

5.2.5. Gráfico da vida profissional ou linha da vida (pág. 97)

5.2.6. Gosto e faço ou Curtigrama (pág. 100)

5.2.7. Autobiografia (pág. 102)

5.2.8. Autobiografia do futuro (pág. 103)

5.2.9. Dentro e fora de mim (pág. 104)

 

5.3. Técnicas sobre as influências da família (pág. 106)

5.3.1. Genoprofissiograma (pág. 107)

5.3.2. Cantando a história da vida (pág. 113)

5.3.3. Role-playing do papel dos pais (pág. 117)

 

5.4. Técnica para trabalhar a realidade social (pág. 119)

5.4.1. Coffe-break da realidade social (pág. 119)

5.5. Técnicas de informação profissional (pág. 126)

5.5.1. Role-playing do papel profissional (pág. 126)

5.5.2. Torta na cara profissional (pág. 127)

5.5.3. Técnica das atividades profissionais (pág. 129)

5.5.4. Curtigrama profissional (pág. 131)

 

5.6. Técnicas para trabalhar a ansiedade no vestibular (pág. 132)

5.6.1. Significado do vestibular (pág. 133)

5.6.2. Encontro com sábio (pág. 135)

5.6.3. Refletindo sobre nossas conquistas (pág. 136)

5.6.4. Vivência sobre a aprovação no vestibular (pág. 138)

5.6.5. Se o vestibular fosse... (pág. 139)

5.6.6. Loja das profissões e do futuro profissional (pág. 140)

 

Parte 2 (pág. 145)

Novas interfaces da orientação profissional (pág. 145)

6. O uso de trilhas ecológicas em programas de orientação profissional (pág. 147)

6.1. Âncoras de carreira (pág. 148)

6.2. O uso de trilhas ecológicas (pág. 155)

6.3. Técnica da trilha ecológica (pág. 156)

 

7. Grupos de orientação ao vestibulando: relato de alguns instrumentos utilizados na OV presencial e via internet (pág. 167)

7.1. Técnicas utilizadas nos grupos presenciais (pág. 168)

7.1.1. Cartaz da foto do vestibular (pág. 169)

7.1.2. Inventário de ansiedade traço–estado (pág. 175)

7.1.3. Formulário de avaliação (pág. 177)

7.2. Técnicas utilizadas nos grupos via internet (pág. 178)

7.2.1. O que é fotolog e como funciona (pág. 179)

7.2.2. O que é Paint e como funciona (pág. 180)

7.2.3. O que é Windows Messenger e como funciona (pág. 180)

 

7.3. Técnicas presenciais adaptadas para internet e novas técnicas (pág. 181)

7.3.1. Roteiro de entrevista de triagem (pág. 181)

7.3.2. Branca de Neve e os sete anões (pág. 182)

7.3.3. Vivência sobre o dia do vestibular (pág. 183)

7.3.4. Vivência sobre a aprovação no vestibular (pág. 184)

7.3.5. Role-playing do papel dos pais (pág. 185)

7.3.6. E se o vestibular não existisse... (pág. 186)

7.3.7. Telas impressionistas (pág. 186)

7.3.8. Retrato do vestibular (pág. 187)

7.3.9. Metáfora do vestibular (pág. 189)

 

Referências bibliográficas (pág. 193)

Anexo (pág. 199)

Sobre os autores (pág. 201)

Avaliar produto

Preencha seus dados, avalie e clique no botão Avaliar Produto.
Muito Ruim Ruim Bom Muito Bom Excelente

Compre por marcas

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca